domingo, 18 de novembro de 2012

III Circuito "Todos Diferentes - Todos Iguais" - 1ª Etapa



Mais de uma centena de pessoas participou hoje na 1.ª etapa do III Circuito "Todos Diferentes - Todos Iguais" que juntou atletas de competição e pessoas portadoras de deficiência física e mental no Parque da Cidade, no Porto.

A primeira etapa do circuito, da responsabilidade do Departamento de Desporto Adaptado do Hospital da Pelada (DAHP), integrou as atividades da IX edição do Troféu de Orientação do Porto.

A iniciativa decorreu em três vertentes da orientação - orientação pedestre dedicada a atletas de competição e a alunos praticantes no âmbito do Desporto Escolar, orientação de precisão dedicada a atletas, pessoas com deficiência física, bem como paralímpicos, e orientação adaptada vocacionada a portadores de deficiência mental.

«Promover a modalidade, a inclusão e o convívio» entre atletas, conhecedores e desconhecedores da orientação, e pessoas com deficiência física e mental foram os objetivos desta prova, conforme referiu Fernando Amador, em representação da Federação Portuguesa de Orientação.

Já o diretor de prova, Fernando Costa, considerou este dia «histórico» para a orientação adaptada, uma vez que «foi a primeira vez em Portugal que se realizou um percurso de orientação adaptada em vertente de competição».

Neste circuito participaram cerca de quatro dezenas de utentes de quatro instituições ligadas à deficiência mental.

O dirigente da Associação Nacional Desporto Deficiência Intelectual (ANDDI) José Costa Pereira elogiou a iniciativa considerando que todos «foram vencedores».

«Estes são os primeiros atletas portugueses de orientação adaptada. O pontapé de arranque está dado», disse, aquando da entrega de prémios a Ana Oliveira e Vítor Pereira (primeiros prémios), Cristina Soares e João Encarnação (segundos) e Paula Santos e José Teixeira (terceiros), todos da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Gaia.

Na vertente de orientação de precisão participaram perto de dez atletas no escalão "elite", cerca de 40 em "iniciação" e quatro atletas paralímpicos.


As «reclamações» sobre a dificuldade dos mapas e percurso foram várias uma vez que, conforme referiu à Lusa o responsável do DAHP, Joaquim Margarido, o objetivo atual é «preparar campeões».

«Estamos a partir pedra. Estamos a preparar campeões. A nossa ambição e ficar numa boa posição no Campeonato da Europa de 2014 que vai decorrer em Portugal. Queixaram-se da dificuldade mas são capazes disto e de muito mais», afirmou o responsável, elogiando a participação dos únicos quatro atletas paralímpicos portugueses na modalidade de orientação de precisão, todos do DAHP.

Foram vencedores, nesta vertente, na disciplina "aberta" António Aires (Individual), João Pedro Casal (Ori-Estarreja) e Pedro Massa (DAHP), e na disciplina paralímpica Ricardo Pinto, Diana Cunha e Júlio Guerra (os três do DAHP).


Clique para ampliar

A checa Eva Jureniková, atual quarta classificada do Mundial de Orientação de Distância Longa, foi a “madrinha” da primeira etapa do circuito.

A atleta tem integrado os treinos do Grupo Desportivo 4 Caminhos, da Senhora da Hora, em Matosinhos.

Esta foi a «estreia absoluta» de Jureniková em provas no Parque da Cidade do Porto, espaço que descreveu como «ideal» para a pratica de orientação.

Jureniková fez as três provas, precisão, adaptada e pedestre, mas apenas competiu na última vertente (competiu no circuito rotulado como «difícil»), na qual conseguiu o primeiro lugar ao fazer um «excelente» tempo de 16:21 minutos.

O III Circuito "Todos Diferentes - Todos Iguais" prossegue a 08 de dezembro, em Estarreja.


By: Sapo

Agradecimento: Orientovar (Joaquim Margarido)

Sem comentários:

Enviar um comentário