Na primeira semana dos Jogos Olímpicos todos se devem lembrar que quatro duplas do badminton, uma chinesa, uma vietnamita e duas sul coreanas, foram desqualificadas por propositadamente terem perdido jogos depois de já estarem apuradas para a fase seguinte, para apanharem um calendário mais fácil.
Esta acção das atletas foi descrita como farsa e "inaceitável" pelo presidente do Comité Organizador dos JO de Londres 2012 e por um porta-voz do COI. Provou-se que não fizeram "tudo o que lhes era possível para ganhar" (Isto foi dito pelos responsáveis para explicar a desqualificação)
Na altura eu aplaudi essa acção e porquê?
Porque estou cansado de todas as semanas ver em uma modalidade, o Futebol, ser prática usual e até da praxe, o engano, a simulação, o teatro. Tudo é aceite no futebol para que a equipe ganhe. A própria FIFA é conivente pois é um dos pouquíssimos desportos que é avesso e foge a sete pés dos meios tecnológicos para tentar diminuir o erro.
Engraçado é ver as "desculpas" que dão para isso, sem nunca admitirem que a verdadeira razão é para que sempre que desejável não passe a equipe que merece mas sim aquela que dá mais jeito. Isso mesmo umas equipas trazem atrás delas mais espectadores, e os patrocinadores gostam dessa que dão mais dinheiro.
Eu não quero essa erva daninha que envolve o futebol se espalhe nos JO. Por isso aplaudi o afastamento dessas duplas.
Mas e depois..............?
Onde estava a coerência dessa decisão? O Comité Olímpico Internacional devia como orgão máximo OBRIGAR todas as federações a ter o mesmo comportamento.
E nestes JO foram vários os exemplos:
Philip Hindes ciclista britânico que ao ver que a sua equipe teve uma má largada atirou-se para o chão para obrigar a nova partida.
O argelino Taoufik Makhloufi que fingiu uma lesão e desistiu nos primeiros 100 metros da prova de 800 metros para apenas correr a de 1500 metros. Chegou a ser desqualificado dos 1500 metros mas bastou um atestado médico sem confirmação para ser novamente inscrito. E milagre 1 dia apenas da grave lesão que nunca foi confirmada por médicos independentes ele ganha o ouro na final dos 1500 metros.
A equipe de basquetebol espanhola que vence todos os jogos até já estar apurada e depois perde os necessários e sem disfarçar (como vimos no quarto tempo do jogo com o Brasil) para escaparem aos EUA antes da final.
E nestes casos??? Não houve farsa de alguns??? Não é inaceitável??? Os atletas fizeram tudo o que lhes era possível para ganhar, em outros???
Estou a ver que além dos atletas, juízes e agora mais recentemente os treinadores fazerem o seu "Juramento Olímpico", Também os dirigentes do COI e das várias FEDERAÇÕES vão ter que começar a fazê-lo.
Os atletas são todos iguais, mas sempre uns vão ser mais iguais do que os outros...........
Sem comentários:
Enviar um comentário