terça-feira, 2 de outubro de 2012

Rugby - História e Regras


Rugby


História

Tal como em outras modalidades existem divergências quanto á verdadeira origem do rugby. A versão tida como a mais credível é a do estudante inglês William Webb Ellis. Diz a lenda que em 1823 durante um jogo de futebol na Rugby School ele terá agarrado a bola com as mãos e corrido pelo campo enquanto os seus colegas o tentavam agarrar, e assim terá nascido esta modalidade. Mas antigos alunos dessa escola diziam que era habitual naquela altura a bola ser carregada com as mãos contrariando assim a lenda de Ellis.

Apesar dessa falta de entendimento as principais instituições do rugby como a French Rugby Federation entre outras entenderam por bem manter essa lenda como o surgimento da modalidade. Até hoje o túmulo de William Webb Ellis que se encontra em França no cemitério marítimo de Menton é um símbolo para todos os praticantes e amantes do rugby.

Os praticantes deste jogo juntaram-se, e criaram  regras próprias separando-se assim o “Football Rugby” do “Football Association”. Em 1971 foi fundada em Londres a Rugby Union.

O País de Gales a quem o rugby deve mais o seu desenvolvimento é conhecido por ter desde sempre os mais fervorosos amantes do jogo principalmente nas classes mais humildes. Daí foi levado para a Escócia, Irlanda e para o resto da Europa ganhando raízes principalmente na França. Embarcou juntamente com os ingleses e foi levado também para as colónias do antigo Império Britânico e hoje algumas das grandes potências mundiais são a Austrália, a África do Sul e principalmente a famosa equipa dos “All Black” da Nova Zelândia. No continente americano surgiu um outro desporto, o chamado Futebol Americano que apesar de algumas semelhanças visuais aos menos entendidos nada tem a ver com o rugby sendo as regras totalmente distintas.

Durante anos a principal competição era o Torneio das Cinco Nações onde competiam anualmente as selecções das Ilhas britânicas, a Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda e a França. Actualmente a Itália integra também este torneio passando a chamar-se torneio das Seis Nações. No hemisfério sul foi criada uma versão deste chamado Torneio das Três Nações do qual fazem parte a Nova Zelândia, a Autrália e a África do Sul. Também este torneio teve alteração sendo agora Torneio das Quatro Nações com a entrada da Argentina.

Em 1987 realizou-se o primeiro campeonato do mundo com sedes na Austrália e Nova Zelândia, onde participaram 16 selecções, Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, França, Estados Unidos da América, Canadá, Japão, Itália, Ilhas Fiji, Ilhas Tonga, Argentina e Zimbabwe. 


A competição foi ganha pelos “All Blacks” que venceram a França na final tornando-se assim nos primeiros Campeões Mundiais


Rugby em Portugal

Pelas pesquisas feitas por vários autores o primeiro jogo que se realizou  em Portugal data de 11 de Dezembro de 1903 e colocou frente a frente uma equipa de oficiais de uma esquadra inglesa e o Lisbon Football Club num terreno na Cruz Quebrada mas estes encontros compunham-se exclusivamente por britânicos. Foi em 1922 quando o Royal Football Club decidiu lançar por proposta de alguns dos seus membros este novo desporto que se pode dizer que o rugby começou a implantar-se em Portugal. Os principais impulsionadores do jogo foram Maurice Baillehache que havia jogado e sido capitão do Havre Athletic Club e da Selecção da Normandia e Francisco Xavier de Araújo que enquanto estudante em Inglaterra tinha tomado conhecimento pelo jogo ao realizarem um jogo a 22 de Março de 1922 com a participação de jogadores portugueses. A primeira equipa portuguesa a participar num jogo foi o Sporting Clube de Portugal que em Novembro de 1922 defronta o Royal Football Club.

Com o Sporting C. P. na primeira linha e como grande impulsionador foi criada em 24 de Janeiro de 1927 a  Associação de Rugby de Lisboa. Atletas oriundos do Sporting C. P. criaram outras equipas também fundadoras dessa associação, como o Sport Lisboa e Benfica, Ginásio Clube Português e Carcavelinhos Football Club. Ainda nesse ano realizou-se o primeiro campeonato que foi ganho pelo Sporting C. P. Também na cidade do Porto se criou uma Associação e um campeonato mas, que durou apenas desde 1929/30 a 1934/35.

O primeiro jogo internacional foi um Portugal-Espanha realizado a 13 de Abril de 1935 com a vitória espanhola por 6-5. Em 1936 em Madrid jogamos novamente com os espanhóis tendo eles novamente vencido.

Em 1957 é criada a Federação Portuguesa de Rugby levando a extinção da Associação de Rugby de Lisboa sendo esta o seu sócio fundador. A F.P.R organiza o primeiro campeonato nacional em 1958/59 ganho pelo Clube de Futebol “Os Belenences”.

Um  dos motivos do desenvolvimento do rugby foi o interesse dos estudantes por ele e a criação de varias equipas universitárias como ainda hoje se constata no nosso principal campeonato.


Regras


O rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores cada, numa partida com a duração de 80 minutos divididos em duas partes de 40 minutos.

Também existe a variante se sete jogadores, sevens, em que o jogo tem a duração de duas partes de 7 minutos.

O objectivo do jogo é marcar o maior número de pontos.



No rugby a bola é oval feita em couro ou matetial sintético.



O campo é retangular com 144 metros no máximo de comprimento e 70 metros de largura. É dividido pela linha do meio e duas regiões de "touch" (ensaio) cada uma pode variar entre os 10 metros e os 22 metros.

Os jogadores devem estar sempre atrás da linha da bola, os que estiverem à frente estão em posição de fora de jogo e impedidos de entrar na jogada.

A bola manualmente só é permitido o passe para trás, caso jogador queira colocar a bola na frente só com pontapé.





Tackle

É permitido o "tackle" (placagem) apenas ao jogador que transporta a bola. É feito agarrando o jogador e atirando-o ao chão não são permitidas rasteiras.



Ao cair o jogador deve largar a bola e forma-se o "ruck" onde os jogadores se empurram para tentar que a bola fique do seu lado. Dentro do "ruck" não é permitido empurrar a bola com as mãos.


Maul

"Maul" é quando pelo menos três jogadores estão em contacto, o portador da bola e mais um de cada equipa e se empurram para ganhar terreno. Os outros jogadores de cada equipa apena podem entrar no "maul" vindos de trás. 


Derrubar o "maul" intencionalmente é falta. Os jogadores devem manter os ombros e cabeça acima da linha da cintura.
Scrum ou formação ordenada

 "Scrum" (formação ordenada) acontece depois de uma penalização.



Os oito avançados das duas equipas formam-se uns em frente aos outros. O "scum-half" (médio de formação) da equipa que beneficia da infração insere a bola entra as primeiras linhas de cada equipa e elas tentam ganhar a bola (talonar).


Lineout ou alinhamento

O "Lineout" ou alimento ocorre quando a bola sai pelas linhas laterais. O talonador, "hooker da equipa favorecida pelo alinhamento, lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores de cada equipa. 


Os jogadores podem ganhar a bola saltando, elevando um colega (geralmente um segunda linha ou um asa) mas sem entrar em contacto com os adversários.

Além do alinhamento uma equipa pode repor a bola em jogo rapidamente, desde que ela passe a linha de 5 metros.

Quando uma equipa pontapeia a bola para a frente e um adversário recebe a bola dentro da sua área de 22 metros sem que ela tenha tocado no chão pode pedir um "mark". Isto permite que o jogador possa dar um pontapé para a frente sem o perigo de ser placado.


Penalidades e formas de cobrança

São muito simples as faltas do rugby.

Placagem sem bola, é quando um jogador que não transporta a bola é placado, caso seja intencional o jogador pode ser expulso.

Placagem alta é quando um jogador faz a placagem acima da linha dos ombros, no pescoço ou cabeça. É jogo perigoso e o jogador leva cartão amarelo ficado fora do jogo por 10 minutos. Caso insista nesta infração o jogador é expulso.

"Pass forward"  é quando o jogador faz um passe para a frente.

"Knock on" ou "avan" é quando um jogador deica cair a bola para a frente sem intenção.

"Offside" quando um jogador fica na frente da linha de uma formação.


A maneira de cobrar as penalidades são quatro:

Punt - Chutar a bola para a frente e para fora da linha lateral tem a finalidade de avançar no terreno e mantem a posse de bola no lançamento lateral.

Scrum - Formação ordenada com introdução de bola pela equipa que sofreu a falta.

Run - Depois de um pequeno toque com o pé o jogador corre com a bola.

Penalty Goal - Quando o jogador tenta do local da falta pontapear a bola entre os postes.


Pontuação

Ensaio - 5 pontos - Quando o jogador apoia a bola com a mão na área de validação (depois dos poste).

Conversão - 2 pontos) - Depois do ensaio a equipa tem possibilidade de chutar aos postes de um local paralelo onde foi feito o toque no solo com a bola.

Pontapé de ressalto - 3 pontos - Quando em qualquer altura do jogo e de qualquer local o jogador tenta um chute aos postes. Depois largar a bola das mãos esta tem que dar um toque no chão antes de a pontapear de imediato.

Penalidade - 3 pontos - Quando sofre uma falta a equipa pode tentar chutar aos postes desse local com a bola apoiada no chão.

2 comentários: