quarta-feira, 20 de março de 2013

I Campeonato Ibérico de Orientação de Precisão


É oficial! A etapa de Orientação de Precisão incluída no XXI Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre, a ter lugar em Gouveia no próximo dia 13 de abril, irá atribuir os primeiros títulos ibéricos de Orientação de Precisão da história das duas federações congéneres.

A Orientação de Precisão junta-se assim à Pedestre, BTT e Corridas de Aventura no sempre empolgante duelo entre portugueses e espanhóis. Todavia, ao contrário das restantes disciplinas, este primeiro Campeonato Ibérico de Orientação de Precisão será composto por uma etapa apenas, precisamente a de Gouveia.

Dentre os pormenores que se podem adiantar desde já, destaque para o início da prova aprazado para as 12h00, no Vale do Rossim. A Direção da Prova é de Acácio Porta-Nova e o Traçado de Percursos terá a assinatura conjunta de Acácio Porta-Nova e Joaquim Margarido. Num terreno onde o detalhe rochoso irá colocar enormes desafios aos participantes, o percurso será constituído por 16 pontos de controlo e dois pontos cronometrados no final. As partidas decorrem até às 14h30 e a inscrição tem um custo de dois euros na Classe Aberta, sendo gratuita na Classe Paralímpica.

Os títulos ibéricos serão atribuídos precisamente nestas duas classes e a prova é pontuável para o ranking da Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013.

Mais informações sobre o XXI Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre 2013 em http://www.cpoc.pt/eventos.php?ev=Gouveia03.

By: orientovar.blogspot.com (Joaquim Magarido)

domingo, 3 de março de 2013

III CIRCUITO DE ORIENTAÇÃO DE PRECISÃO "TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS": RUI TAVARES E RICARDO PINTO VENCEM TERCEIRA ETAPA



Após um longo interregno de quase três meses, o III Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais” regressou ao nosso convívio. Na tarde do passado sábado, o belo e verde espaço do Bom Jesus, em Braga, recebeu a terceira etapa do certame. Para a história fica mais uma tarde de sorrisos, uma tarde de Orientação para todos e, ainda, as vitórias de Rui Tavares e Ricardo Pinto, nas classes Aberta e Paralímpica, respetivamente.


Tarde amena, aquela que se viveu em Braga, no passado sábado. Uma tarde que juntou no aprazível espaço do Bom Jesus cerca de duas centenas de pessoas para uma jornada de Orientação a todos os títulos inclusiva. Em causa a terceira etapa do 6º Torneio .ComMapa, evento de Orientação Pedestre que cada vez mais se afirma como um momento privilegiado de salutar convívio e competição. Em causa também a terceira jornada do III Circuito de Orientação de Precisão “Todos Diferentes, Todos Iguais”, reunindo naquele espaço 22 participantes, distribuídos pelas categorias de competição (classe aberta e paralímpica) e de iniciação. Acrescentem-se ainda 36 participantes na atividade de Orientação Adaptada, em representação do Clube Gaia, CERCI Braga, EDOM e Instituto D. João Novais e Sousa (Braga) e fica-se com uma ideia da dimensão e do alcance duma jornada ímpar, promovida de forma exemplar pelo Clube de Orientação do Minho.

A prova de Orientação de Precisão voltou a ter nos atletas do DAHP – Núcleo de Desporto Adaptado do Hospital da Prelada (Porto) os grande animadores da Classe Paralímpica. Depois das vitórias no Parque da Cidade do Porto e na Praia da Tocha, Ricardo Pinto manteve a invencibilidade no Circuito, triunfando com um total de 12/15 pontos. Desta feita contou com a forte oposição de Júlio Guerra (11/15 pontos), um atleta que continua em crescendo, demonstrando em Braga que não é por acaso que lidera a Taça de Portugal de Orientação de Precisão 2013. Diana Coelho, a vencedora incontestada do Circuito 2011/2012 e da Taça de Portugal na época transata, continua este ano sem saborear a vitória, não indo além do terceiro lugar com um 'score' de 8/15. Na Classe Aberta, Rui Tavares (GD4C) foi o grande vencedor (13/15 pontos), seguido de António Amador (Ori-Estarreja) e de Pedro Massa (DAHP), com menos três e cinco pontos, respetivamente.


By: Orientovar (Joaquim Margarido)